domingo, 25 de setembro de 2011

Domingo

Domingo é sagrado, sempre foi.
É o dia da semana reservado pra encontrar a família e, no melhor jeito arrivederci de ser, conversar pelos cotovelos, gritar pra quem está do outro lado da mesa, comer a lot, brigar um pouquinho, contar da semana, fazer planos e renovar nossos amores uns pelos outros.
Eu amo domingos e sabia que seria o dia mais difícil por aqui. Primeiro porque normalmente é um dia mais morto e depois porque eu sairia da minha rotina amada.
Mas daí eu cheguei aqui e descobri que domingo é o dia maaaais divertido em Londres. 
É o dia mais londrino de Londres, eu diria. É o dia que as mães londrinas saem desencanadas com seus filhos, os homens abandonam os ternos e lotam os pubs a partir das 10h. Os parques ficam cheios (quando o clima não tá tão londrino) e o metrô menos insuportável. Os casais de velhinhos fazem piquenique e please, mind the bike. 
E hoje, já que eu não posso aproveitar meu domingo querido (me descobri com uma baita desidratação e me mandaram ficar deitada me entupindo de água), fiquei pensando como seria meu domingo perfeito em Londres.
Aqui vai então.
É no East da cidade que o domingo toma vida (se eu fosse escritora, com certeza seria das mais cafonas). É lá que tudo de mais legal acontece. 
Pausa para uma breve aula de geografia:

1- Minha casa e do Freddie 
2- Hyde Park
3- Palácio de Buckingham (o Big Ben fica naquela ponte embaixo do S de Westminster
4- Abbey Road
5- Camden Town
6- Brick Lane (East)
7- Região de Southbank (os passeios "do outro lado do rio") 
8- Greenwich (onde tem o Meridiano)


Isso pra contar que eu moro no West, mas o domingo-feliz é lá no East (número 6), ou seja, do outro lado da cidade.


O domingo começa cedo na Columbia Road, onde acontece o lindo mercado de flores. Esse mercado toma a rua inteirinha e é lindo ver a mistura de cores que se forma. Eu morro de rinite, mas é lindo. 
O passeio dá fome, então de lá é correr pra Brick Lane onde, todo domingo, acontece um food market dentro de uma antiga cervejaria. Perde-se o olfato lá de tanto curry no ar, mas dá vontade de pegar uma colherzinha e experimentar cada uma das paneladas. 
Deu pra perceber por aqui que eu amo os mercados de comida de Londres, né? Eu gosto mais deles do que qualquer restaurante que eu já fui aqui (tirando o do Jamie, que é dos deuses). Mas eu descobri que não é só por causa da comida em si que eu amo eles, mas é pelo clima roots e descontraído, pela possibilidade de comer na sarjeta (tenho um carinho especial por esse momento) e também por poder ir do oriente ao ocidente na mesma refeição - frango indiano com arroz + brownie de sobremesa.
(ahahahaha essa não é uma boa foto at all!)
Brick Lane é talvez dos bairros mais diferentes que tem por aqui. É uma super mistura de culturas. Ao mesmo tempo que a maioria das comidas é indiana (tem um pouco das chinesas também), é por lá que fica uma das principais mesquitas da cidade. É muito divertido ouvir aquele chamado pra reza dos muçulmanos. Os homens se concentram em um lugar, as mulheres em outro. Acho bem legal ficar por lá olhando.
É lá também que tem vários brechós modernos, lojinhas descoladas, milhares de grafites pelas ruas e o melhor sanduíche de atum com milho : )
Dá pra ficar a tarde toda e o começo da noite por lá, porque a partir de umas 6h da tarde, alguns bares chacoalham na matinê dominical (vou sentir saudades de voltar pra casa às 22h depois de já ter dançado até o segundo tombo).
Se o pique estiver no modo econômico, depois de um passeio por Brick Lane, a próxima parada é em Spitafields, o mercado de roupas mais bacana da cidade. Fato.
Spitafields é um mercado alternas perfeito: nunca está absurdamente cheio, os vendedores são uns amores, as roupas são muito diferentes, de ótima qualidade e não muito caras. 
E assim a gente acaba o domingo porque os amigos acordam cedo no dia seguinte. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Colaboradores

Seguidores