terça-feira, 27 de setembro de 2011

Maquilando

Várias 3 amigas me pediram algumas dicas do curso de maquiagem, assim, sem nem ao menos me esperar voltar (humpf!).
Disseram ainda: a gente não quer dicas de como meditar, de como ser mãe londrina ou de como tentar ser feliz, pô! A gente quer saber se maquiar sem ter que pagar em pounds (tudo isso é pra incrementar a narrativa).
Desculpa, meninos, mas aqui vai um super-guia-lindo com algumas coisas que aprendi no meu curso de maquilage.
Espero que as meninas gostem... gastei mór tempo resgatando minhas coisas! : )
Som na caixa porque segundo minha professora, não existe fazer maquiagem sem música! E ó, faz muita diferença mes-mo!
Preparando a pele
Uma coisa que eu não sabia e aprendi: antes de fazer maquiagem, TEM que passar um hidratante no rosto. Não importa qual, mas hidratante é fundamental pra proteger a pele e pra ajudar a deixar a maquiagem mais bonita.
Então a ordem é assim:
> Demaquilante 
Eu uso mesmo quando não tenho nada no rosto. É bom pra tirar as impurezas e a maquiagem do dia anterior que nunca sai. E ó, se eu vir alguma das minhas leitoras com aquele restinho de lápis embaixo do olho que ficou do dia anterior, finjo que não conheço (é muito caído, sério!).
Um truque bem bom: ao invés de tirar o rímel esfregando o algodão e melecando de preto toda a pele abaixo do olho, apóia um pedacinho de algodão nessa região dos olhos e passa o demaquilante no cílios. Assim não fica aquele pretão que é difícil de tirar. Passar cotonete entre os cílios é ótimo pra tirar todo o rímel.
> Lavar o rosto
Bem lavadinho com o sabonete que está acostumada.
> Tônico 
Pra quem usa, claro.
> Hidratante
Não esquecer da área ao redor dos olhos. Têm vários cremes que preparam a região dos olhos e é importante passar, porque evita aquele craquelado indesejado do corretivo (essa talvez é uma das melhores dicas do post inteiro). Tirar o excesso do creme com um lencinho. 
Não esquecer de hidratar o lábio.
> Primer
Pra quem não conhece, o Primer é um "preparador" que ajuda a uniformizar a pele. Ele esconde os porinhos, ruguinhas e qualquer imperfeiçãozinha (tudo no diminutivo, porque somos belas do jeito que somos ihih)
Eu não uso Primer todo dia porque minha professora disse que é muito agressivo, mas vale a pena pro dia quero-arrasar-muito.


Pincéis
Acredite: o pincel errado faz horrores por você. É muito importante ter o pincel certo pra hora certa. Tem uns muito desnecessários, mas que são legais só pra fazer uma coleção bonitinha e pra quem não tem foco como eu.
Aqui vai então uma fotinho dos básicos e pra que servem:
1. Para base - ajuda a deixar a base mais levinha, mais suave. Minha professora passava o hidratante com ele, mas acho que ela é a única no mundo. Coloca a base na parte de cima da mão e vai pegando aos pouquinhos com o pincel.
2. Para blush - a diferença entre esse e o número 3 é que esse é chanfradinho e por isso marca mais o blush.
3. Para blush - deixa o blush mais suave, mais natural.
4. Para corretivo ou sombra - esse maiorzinho eu uso mais com o corretivo embaixo dos olhos, mas é ótimo pra espalhar a sombra quando não queremos marcar nenhuma linha, só dar uma corzinha mesmo.
5. Para corretivo ou sombra - o menorzinho é legal usar para o corretivo em áreas menores (tipo espinhas ou canto do nariz) ou ainda quando queremos fazer alguma marquinha no olho, tipo na base dos cílios de baixo. É bom pra passar batom também.
6. Para delineador - cada uma tem seu jeito do coração para passar delineador. Eu acho muuuito mais fácil passar com esse pincelzinho chanfrado que ajuda a fazer o puxadinho do cantinho e o traço fica mais retinho. 
7. Para esfumaçar - esse a gente usa quando quer juntar duas cores, deixando o olho mais homogêneo. 
Minha professora usava para passar o corretivo também... é legal porque fica beeem natural, mas não serve pra esconder a noite mal dormida.
8. Para sombra - esse pincel é gordinho e serve pra passar sombra normal ou ainda pra ajudar a esfumar no osso do olho (côncavo).
9. Para sombra - esse pincel é a versão nanica do número 8 e serve pra marcar bem a sombra. Pode ser uma marcação no canto externo do olho ou no côncavo.
10. Para sobrancelha - nunca dei bola pra ela, mas faz maior diferença no resultado final.
Não deixem de lavar seus pincéis! É um sa-co, mas é muito importante, porque eles retém muita sujeira e bactérias. Pra lavar, colocar um pouquinho de shampoo Johnson e um pouquinho de condicionador de cabelo num potinho e misturar com água. Molhar o pincel na misturinha e fazer movimentos circulares na palma da mão pra limpar bem direitinho. Enxaguar com água e tirar o excesso com os dedos, apertando no sentido da raiz à ponta das cerdas. Deixar secar deitado em cima de uma toalha. Não molhar o cabo do pincel, pra não cair água dentro da onde fica a raiz das cerdas.


Base
Mais uma dica importante: só vale passar base DEPOIS que o olho estiver pintado (porque era assim que chamavam maquiado na década de 70). Passar base ou corretivo antes é besteira, porque pode cair pozinho da sombra no rosto e fazer a maior caca. Então, primeiro pinta o olho e depois passa a base.
Eu odeio base. Além de me dar calor no rosto, eu sempre acho que fica uma impressão fake. Só uso a noite ou quando tô com o rosto muito vermelho por causa do frio ou do ar seco. 
A primeira e mais importante das dicas é saber escolher a cor certa. E daí não adianta pedir pra amiga trazer de Londres a base que ouviu falar (ihihi), porque TEM que testar várias até achar a perfeita. A melhor forma de testar é colocar um pouco perto do pescoço, no peito, porque a base do rosto tem que ornar com a cor do resto do corpo (jamais teste na mão). Achou uma cor parecida com a pele do peito, experimenta no rosto.
A gente tem três cores principais de pele: amarela, rosa e negra. Para as negras, as opções de cores variam em tonalidades (da mais clara para a mais escura), mas para as mais branquinhas é importante descobrir se sua pele é mais pro amarelo ou para o rosa. Sabendo disso, a escolha da base tem que ser assim:
NC: peles amarelas
NW: peles rosas
Essa nomenclatura é usada por várias marcas, incluindo a MAC, mas tem outras que vão só pela numeração de tonalidade mesmo. Daí é no olho.
Base que tem cream no nome, é ideal para peles secas. 
Base mate (opaca) é para ocasiões especiais (tipo casamento que tem muita luz), porque não deixa a cara natural at all. 
Pra deixar a base ainda mais homogênea, depois de usar o pincel 1, pega o pincel 3 limpo e passe pelo rosto em movimentos circulares.
Uma das maiores gafes femininas é o over-base. Tem que ser pouquinha, peloamor! Coloca um tico na parte de cima da mão e vai pegando aos poucos com o pincel.


A música não pode parar!
Ps - esse vídeo é muuuito non-sense


Corretivo
Eu prefiro passar depois da base, porque são áreas que têm que ficar mais clarinhas mesmo. Mas se for pra esconder espinha ou marquinhas, tem que ser ANTES da base.
Não tem nenhum segredo, mas aprendi que o rosto dá uma iluminada quando passamos também nos cantos do nariz (que sempre é meio vermelhinho), na parte de dentro do olho e nos cantos de fora da boca - juro, faz diferença!
Pra quem não tem paciência de passar sempre com o pincel, como eu, usa o dedo anelar dando batidinhas com o corretivo, nunca esfregando (o dedo anelar porque um dia eu li que é o dedo que tem menos carninha, então é o que dá um acabamento mais levinho... é tão legal ser mulher, né?).
Again: over-corretivo é uó! Bom senso, meninada!





Não passar corretivo na pálpebra porque vai ficar marcado de tanto piscar. Hoje as marcas de maquilage tem uma base especial pra essa área.
Segredinho: passar sempre alguma sombrinha nos olhos, nem que seja da cor da pele, porque tendo um pozinho lá, é mais difícil criar as linhas de excesso de base/corretivo.


Sombra
Sempre que passar sombra, lembre-se de ir com ela na pálpebra inteira até o ossinho do olho (o ossinho que forma nossa caveira! ahahaha, adoro essa explicação!). 
Uma sombrinha clara e brilhantinha pertinho da sobrancelha faz toooooda a diferença.
O ponto que fica no meio entre o cílios de cima e a sobrancelha é o o ponto onde deve ser sempre mais escuro (quando esfumar) e nunca ultrapassar o final da sobrancelha.
Uma boa dica pra escolher cor de sombra ou combinação de sombras/blush é pensar nas cores opostas: 
Ps - essa dica das cores opostas também servem na hora de se vestir na tendência colour block!


Delineador
Antes de pensar no delineador, faz o teste pra saber se você tem o rosto geométrico: o espaço entre um olho e outro tem que ser exatamente igual à largura dos olhos (quase como se fosse um terceiro olho lá no meio). Eu, por exemplo, sou freak de anormal.
Se os olhos forem mais perto (espaço do meio menor), o delineador tem que começar fininho no canto interno do olho e engrossar do meio pro final - isso ajuda a aumentar a distância entre um olho e outro.
Se os olhos forem separados, não sei! ahahaha não anotei. Mas penso que é o oposto, só manter fininho o tempo todo, começando não tão perto do canto interno. 
Temos 4 tipos possíveis de delineador:
1. Só rente ao cílios de cima (pra qualquer formato de olho).
2. Puxando um pouquinho pro canto externo, formando um mini-gatinho (pra qualquer formato de olho)
3. Puxando ainda mais pra fora, tipo anos 70. Importante conectar o traço que "vai pra fora do olho" com um traço até a metade do cílios de baixo, pra não sobrar um buraco (ideal pra quem tem olho redondo)
4. "Full": puxando pra fora, mas conectando a linha com um traço em todo o cílios de baixo (ideal pra quem tem olho amendoado)


Dica: na hora que for puxar o cantinho do delineador pra fora, mirar o traço no final da sobrancelha.


Blush
Tem dois tipos de blushs:
> O puxadinho em direção à orelha (mais comum)
Minha professora começa da orelha pro centro da bochecha. Eu acho bizarro e nem levo em consideração, continuo começando na bochecha e puxando pra orelha.
> Bolinha
Eu comecei a adorar o blush bolinha e tá mais na moda, by the way. É só dar aquele sorriso bem forçado e marcar em forma de bolinha a parte que mais salta da bochechinha. 
Minha professora acha que a gente tem que combinar o blush com o batom, eu acho isso bem mentira. Segundo ela, se o batom é vermelho, o blush tem que ser pro laranja/rosinha. Se o batom é pro marrom, o blush tem que ser mais pro queimado. NOT!


Lápis
O jeito mais legal de passar lápis é rente ao cílios de baixo e não só na linha da água (o lugar tradicional de lápis). Dá aquela impressão de borradinho-chique. Experimentem outras cores de lápis, o preto é muito boring! O roxo é uma ótima opção.


Rímel
A professora ensinou um jeito muito legal de passar rímel: com o olho fechado, passar o pincel por cima do cílios (lado oposto ao que estamos acostumadas). Fica bem mais bonito.
Aqui super se usa rímel nos cílios de baixo. Eu acho um charme!





Curvex sempre depois da sombra pronta e antes do rímel. 

Sobrancelha
A cor da sombra que vai preencher a sobrancelha tem que ser igual à cor do cabelo!! Se for mais escuro vai ficar bizarro drag-queen. 
Primeiro pentinho nelas e depois a sombra pra preencher. O pincel 6 é o melhor pra isso.

Batom
Eu acho cafona, mas minha professora amava lápis de boca. Tem a vantagem de ajudar na duração do batom e só. Antes de usar o lápis, passar um pouquinho (beeem levinho) de corretivo no lábio pra acertar melhor o contorno. A cor do lápis tem que ser idêntica ao batom!
Uma dica pra ajudar o batom (principalmente gloss) a não sangrar pra fora da boca (éca) é passar um pouquinho de pó em volta do lábio. 
Pra quem gosta de batom vermelho, mas as vezes não quer muito forte, ao invés de passar direto na boca, usar o pincel 7, que ajuda a esfumar o batom. 
Dica glamour: passar um pouquinho de sombra mais clara e com brilhinho no coraçãozinho da boca pra iluminar (aquele V abaixo do nariz).


Nossa, esse é o post mais chaaato da história!
Enfim, ficam as dicas : )

Um comentário:

Colaboradores

Seguidores