segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Quem converte...

Continuando a sequência de menina para menina.
Acredite se quiser, mas Londres me ensinou que moda é chato. 
O legal da moda, no fundo no fundo é saber se reinventar. Ninguém precisa dizer que o legal de seguir a moda é ir contra ela e criar seu próprio olhar em cima do que dizem tendência, né? Qual é a graça de sair na rua parecida com todo mundo?
Pega o que dizem tendência, olha no espelho (passo importante e que muita muita gente pula) e vê como usá-la criando sua própria moda. Essa é uma das lições mais importantes que aprendi por aqui.


A parte do "façam o que eu digo, mas não façam o que eu faço" é que eu acabei comprando mais coisa do que eu queria... não consegui só olhar. Mas a boa notícia disso tudo é que eu me sinto pronta pra um guia de compras em Londres! Uhuuu!


Let's go.




TOP SHOP
Essa é a loja preferida de 10 em cada 10 meninas por aqui. É a loja que dita a tal tendência do mainstream. As roupas são lindas mesmo e não são absurdo de caras. O único problema é que é muito fácil sair de casa e encontrar umas 3 usando a mesma coisa. 
Tem várias lojas espalhadas pela cidade, mas a melhor é também a maior e mais insuportavelmente cheia. Fica na Oxford Street, quase na frente da estação Oxford Circus do metrô. Acho que a loja tem uns 4 andares e uma sessão inteira de maquiagem com produtos da marca. Nunca testei, mas dizem que não são de todo mal. No andar de baixo tem ainda um salão de cabeleireiro! Uau. 


H&M
A rede estadunidense também está em todo canto por aqui. É mais barata que a Top Shop, mas é mais porcaria também. Já reparei que as londrinas mais chique usam sim roupa da H&M, mas sempre com alguma coisa melhorzinha. O tal do high-low. Toda vez que eu usei alguma coisa que comprei lá, eu encontrei alguém igual a mim na rua. É o preço que se paga por comprar roupa mais baratinha e da estação.


COS
Se eu não estou muito maluca, a COS é do mesmo grupo da H&M, com a diferença de ser muito mais cara e de melhor qualidade. É uma loja que me lembra a Osklen, tudo meio básico, mas com cortes diferentex e uns tecidos bacanas. Tem uma em cada esquina também.
RIVER ISLAND
É uma concorrente da H&M, mas menor. Tem que procurar com mais amor, porque tem umas coisas bem cafoninhas. 
É uma opção de roupa baratinha e menos concorrida, ou seja, mais difícil de sair de par com gente desconhecida.


OFFICE
Essa loja de sapatos é, a primeira vista, uó. Mas daí você entra e nunca mais quer sair de lá. A especialidade da loja é se inspirar (leia-se copiar) em marcas famosas e criar sapatos com preços amigáveis. 


PRIMARK
Essa é a loja preferiiiida das brasileiras e de todas as sacoleiras do mundo. 
Muito mais que uma loja, é uma verdadeira experiência de compra londrina. Pra vivê-la de uma forma plena, faz assim: no dia anterior faz uma meditação básica e alongamento. Acordou, repete a sequência, café-da-manhã reforçado e uma maracujina na bolsa. O homem acompanhante fica em casa/hotel peloamordedeus. Veste a roupa mais confortável e se joga na Primark. 
É a loja mais lotada que eu já vi, tipo 25 de março no 23 de dezembro. Filas e mais filas nos provadores. Filas e mais filas nos caixas. Já vi duas mulheres quase se estapeando pela calcinha mais feia da Terra.
A loja é assim, tão requisitada, porque é muito muito muito barata e as roupas são bonitinhas. Óbvio que tem que garimpar muuuito e que a qualidade tá longe de ser boa, mas eu, por exemplo, comprei uma jaqueta quero-ser-de-couro por 18 pounds. Pisk pisk! Vale a pena.
Evitar finais de semana e focar na loja da Oxford Street.
Ahh! Dica preciosa que eu aprendi com a Jubiss: dê sempre uma passadinha na sessão masculina, as vezes tem coisas muito bacanas e que servem muito!
 SELFRIDGES
É, sem dúvidas, a melhor loja de departamentos daqui, mas é tudo um absurdo de caro. Vale a pena dar uma volta pra ver o que tá rolando no mundo dos ricos e famosos e pra comprar maquiagem. Lá tem todas as lojinhas de marcas mais famosas.
Esquece Harrods!! Na Harrods só tem árabe e brasileiro. A diferença é que os árabes têm dinheiro e vão lá pra comprar. Os brasileiros eu ainda não entendi.


MAC PRO
Foi muito difícil achar uma MAC Pro aqui em Londres, mas a que eu achei é muito legal. Fica em uma das partes mais legais da cidade (mais sobre ela logo abaixo) e tem todos os produtos Pro que a gente não acha em nenhuma outra loja. 
Fica no Soho: 28 Fouberts Place.




CARNABY STREET
Essa rua fica bem no meio do Soho, pertinho da Regent Street e da Oxford Street, as mais capitalistas da cidade. É nessa rua que ficam as lojas de novos designers e onde é possível encontrar umas coisas mais diferentex. 
Lá nas redondezas têm vários restaurantes e cafés gostosíssimos!


DOVER STREET MARKET
É o braço Comme des Garçons inglês. 
Tudo lindo, moderno, chique, incrível, o máximo, quero-tudo, mas impossível de comprar. Fui uma vez e desde então evito ficar deprimida. 
BRECHÓS
Tem um a cada esquina, de verdade. Pra quem gosta e não tem rinite, tem que entrar e procurar a valer. Os mais legais que vi até hoje estão em Brick Lane, Angel e nos arredores da Carnaby Street. 
Daí descobri que, de tempos em tempos, acontecem umas feiras vintage espalhadas pela cidade. Não consegui me programar pra ir em nenhuma, mas dizem que vale a pena. Tem essa, essa, essa, essa e essa
E tem aqui um post no blog da Julia Petit com mais algumas dicas. 


SPITAFIELDS
Já falei dele várias vezes por aqui e é meu mercado preferido. É onde tem roupas mais diferentes e por um preço bem honesto. Só funciona de domingo.


LOJINHAS NO EAST
Minha professora de moda me deu um guia de compras do East, com dicas de lojinhas menores e mais fora do ciruito-fashion. Tem muita coisa e são lugares muito específicos, mas se alguém quiser, me manda e-mail e eu encaminho : )


DICAS GENERAIS
> Estudantes têm 10% de desconto em praticamente todas as lojas daqui. Traz a carteirinha.  ; )
> Aqui a gente pode se arrepender, minha gente!! Quem nunca, né? Qualquer coisa que você comprar (tirando calcinha/cueca) dá pra devolver e pedir reembolso. Dá pra trocar por outra coisa, mas dá também pra pedir seu dinheiro de volta. Só tem que manter a etiqueta e guardar a nota. Lindo, né?
> Muitas das lojas acima têm ótimas promoções que só acontecem no mundo digital. Vale a pena dar uma pesquisada nos respectivos sites e, se achar alguma coisa, comprar e mandar entregar no hotel.
> Tax Free. Se os vendedores que você encontrar pela frente não acharem, como já me perguntaram, que o Brasil se juntou a União Européia em 2008, nós, não-residentes da Europa, temos direito a recebermos as taxas pagas de volta. É só pedir a Tax Free em todas as lojas e guardar os papeizinhos. No dia de voltar pro Brasil, no aeroporto, tem uma burocracia meio chata... parece que, além de entregar todos os papéis, tem que mostrar tudo o que comprou, pra daí sim, receber o dinheiro de volta. 


God save our credit cards!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Colaboradores

Seguidores