sábado, 8 de outubro de 2011

Pare um pouquinho.
Descanse um pouquinho.
499 quilômetros.
Foi assim essa semana, com a diferença que não teve parada e muito menos descanso.
Juliana Silva e Souza veio pra Londres com um pedido muito claro, logo depois do abraço no aeroporto: quero me divertir horroreeees!
E assim ela ganhou um apelido londrino (agora atende por Jussbilee), um baita machucado no pé, algumas gírias esdrúxulas no vocabulário, um delineador de indiana, neve fake, um roxo no braço e algumas histórias pra contar.
Tentei seguir o briefing claro da amiga e fizemos um roteiro bem bacana pra essa semana que ela passou aqui.
Achei que pelo menos um post útil esse blog deveria ter, por isso aqui vai o nosso tour que, quem sabe, pode cair na graça de algum viajante.

Primeiro, o briefing:
> Laura, não, não quero ir em museu.
> Laura, quero muito ir na loja famosa de botões.

Informações importantes:
> Ela chegou numa quinta, então ganhou a benção de passar um final de semana inteirinho aqui (TODO mundo que vier pra Londres tem que passar pelo menos um final de semana completo na cidade).
> Mais do que benção, ela recebeu o milagre do sol londrino e isso ajudou muuuuito no tour.

Eis a nossa andança.
UMA QUINTA
Ela chegou no final da tarde e já foi premiada com um piquenique de welcome no parque aqui perto de casa, o Holand. O tempo estava de chorar de lindo.
Desacreditei no pique da mocinha e ela ainda aguentou um super jantar no restaurante do Jamie

UMA SEXTA
Notting Hill.
Estação Notting Hill Gate
Esse é o bairro que ficou famoso pelo filme do Hugh com a Julia e é bem fofinho mesmo, cheio das casinhas coloridas. Às sextas e sábados acontece um mercado de antiguidade na Portobello Road, a inspiração da Benedito Calixto. Além das barraquinhas de objetos de decoração, dá pra encontrar vários brechós e lojinhas com lindos acessórios vintage (impressionante como todas as lojas de lá têm ótimas trilhas sonoras). Eu aconselho ir na sexta porque no sábado é ridículo de cheio.

Borough Market.
Estação London Bridge
Já falei várias vezes dele por aqui, mas é um dos meus passeios preferidos. Compramos comidinhas (descobrimos um nhoque delicioso lá), la botella e dá-lhe farofada na sarjeta.
O mercado acontece de quinta a domingo até as 18h, mas quinta e sexta é mais tranquilo (também não é aconselhável chegar depois das 15h, porque dá uma miada).
Southbank.
Estação London Bridge
Do Borough a gente foi andando até a Tate (Museu de Arte Moderna - Estação Southwark) e nessa caminhada a gente viu a região de Londres que fica do outro lado do Thames, chamada Southbank. É uma delícia.
Como o tempo estava muito gostoso, sentamos na graminha que fica na frente do Tate e muita risada ficou por lá.

Covent Garden / Leicester Square.
Estação Covent Garden ou Leicester Square
Os dois barros são coladinhos, formando quase que um só. Esse é o lugar dos teatros. A noite fica lotadinho, cheio dos luminosos e da juventude em busca da farra. De manhã é meu lugar preferido pra ver as lojinhas de maquiagem (perto do metrô de Covent Garden tem todas as melhores da cidade). É lá também que tem a Ladureé, uma pastisserie francesa que tem o melhor doce do globo terrestre - um macarron de vanila que não dá pra explicar em palavras : )
Perto do metrô de Leicester Square fica o Verve, um pub com música engraçada e pessoas felizes. Foi lá nossa última pint da night.

UM SÁBADO

Broadway Market
Estação Bethnal Green
Conhecendo minha amiga, eu sabia que ela ia amar o East de Londres. Moderninha e desencanada na alma, era lá que a gente ia passar nosso super final de semana (porque domingo continuamos no East).
Sábado que começa sem Broadway Market não é um sábado londrino. Dia de comer o risoto maravilhoso de azeite trufado (a barraquinha fica em uma das pontas do Mercado). Lá não tem sarjeta disponível, então a solução é comer na beira do canal ou então no lindinho London Fields, o parque com mais gente moderna por grama quadrada. Várias rodinhas de amigos fazendo churrasco com suas churrasqueiras portáteis/descartáveis. Bem farofeiros. Bem no glamour.
Camden
Estação Camden Town
Sabe quando você pensa em Londres e a primeira coisa que te vem na cabeça são aquelas pessoas esquisitas? Pois então, é em Camden que elas moram.
Sábado e domingo a Camden Street ferrrrrrve com os mercados e as lojinhas bizarras. Tudo é muito colorido e muito OMG vergonha alheia do manequim, mas vale a pena cada segundo por lá. As lojinhas merecem uma visita pra garantir a risada e os mercados são ótimos pra garimpar bons achados - as bijoux são legais, tem camisetas bacanas e uma ou outra besterinha de decoração. É turistada, mas é divertido.
Daí tem o mercado de comida que tem o churros do meu coração e coxinha de deixar a Ofner no chinelo.
Essa visita a Camden pode demorar 10 minutos ou 5 horas, depende do humor. Tudo começa a fechar umas 19h, mas têm milhares de pubs e festinhas que duram até o sol raiar (aqui tudo fecha no máximo às 3h da manhã).

Dalston
Estação Dalston Kingsland
De Camden, que fica no norte, voltamos pro East no bairro de Dalston. Já tinham me falado muito bem daquela redondeza - mais uma que foi rejeitada por muito tempo e agora tá up-to-date. Fomos pra lá porque queria conhecer o Dalston Superstore, um bar muito bacana, com música divertida, gente simpática, mas beeeem dos normais. London-babe, a gente não quer ver bar sem graça! A gente quer dançar música africana, conhecer onde começou o Arctic Monkeys e comer comida turca às 2h da manhã. Tudo isso que só Dalston faz por você (as atrações ficam na Kingsland High St).
UM DOMINGO
Fiz um manifesto aqui pelo domingo londrino.
Tentamos seguí-lo, mas tivemos algumas mudanças no meio do caminho.
Foi impossível acordar pro mercado de flores, então pulamos.
Começamos em Brick Lane e perdemos a hora nas lojinhas e brechós de cada esquina. A Jubiss quis experimentar comida indiana (realmente quem vai pra Brick Lane tem que passar por isso... menos eu que me recuso) e eu fui no meu querido sanduíche de atum com milho do Brick Lounge (212 Brick Lane St). Bobeamos no horário e perdemos a chance de ir no Spitafields, que fecha às 17h. Fiquei arrasada, porque eu adoro passear por lá... mas em compensação descobrimos a belezura do The Shoreditch que, aos domingos tem o The Jazz Meet, um projeto bem bacana por aqui.
Caindo de sono e exaustas, decidimos voltar lá pros lados de Southbank pra ver a Tower Bridge iluminada (linda!). Descemos na estação Tower Hill, atravessamos a Tower Bridge e andamos do outro lado do Thames (Southbank) até a outra ponte - London Bridge - por onde atravessamos de volta pro outro lado. Lá pegamos o metrô na estação de Monument e cama.
Esse passeio foi bem bonitinho, acho super recomendável.

UMA SEGUNDA
Palácio de Buckingham
Estação St James Park
Fomos na segunda porque foi o último dia da exposição do vestido da princesa e do tour por dentro dos aposentos e seus 78 banheiros (não vimos nenhum, mas pode imaginar? 78 banheiros!!). Perdemos o dia todo por lá, mas valeu muito a pena. Pra quem não estiver aqui durante o verão (o Palácio só abre pra visitas durante o verão), pode se perder em um dos museus da cidade.
Show/Teatro
Ela já tinha escolhido e comprado um show pra ver no Royal Albert Hall. Que menina inteligente! Todo mundo que vem pra Londres (ou pra qualquer cidade européia na verdade) tem que dar uma pesquisada nos acontecimentos culturais. Esse site é o melhor.

UMA TERÇA
Tate Modern
Estação: Southwark
Esse era o único museu pedido pela Jubiss, então lá fomos nós.
Uma pausa no tour.
Acho museu um lugar muito subjetivo. Já tive meu momento "vou fingir que gosto de museu só pra não pagar de tapada", mas agora decidi assumir que não tenho muita paciência.
O Museu Britânico, por sua vez, é incrível e com certeza meu preferido no mundo. Apesar de ser tudo roubado, lá dá pra ver coisas maravilhosas, tipo várias múmias, um moai, um templo grego quase que inteiro e a Pedra de Rosetta. Mas mesmo assim, eu só levaria alguém que me pedisse. Acho um pouco perda de tempo (desculpa, mãe). De qualquer forma, os 3 museus mais legais daqui, na minha humilde opinião de não-muito-culta, são: o Britânico (estação Holborn), o de História Natural (estação South Kensington) e o Tate Modern. E tem a National Gallery que também é linda.
Voltando pro tour.
Fato: perdemos tempo na Tate! : )

Big Ben + London Eye
Estação Westminster
De lá fomos ver o Big Ben, que tocou a hora cheia emocionando a geral. Não canso de gostar dele.
Atravessamos a ponte e fomos, pela primeira vez, na London Eye (aquela roda gigante gigantesca). Ai que lindo ver a cidade iluminada de cima. É de arrepiar. Conseguimos que nossa caravana fosse sozinha em um vagão e nossa voltinha teve direito à musiquinhas, dancinhas e muitos suspiros de uau (um desses top-épicos).
UMA QUARTA
Reservamos a quarta pra um passeio mais menininha e decidimos andar pela lotadíssima Oxford e Regent Street (estação Oxford Circus). É lá que fica a maior concentração de lojas por metro quadrado e é lá também que a mulherada começa a perder o namorado/marido. É um lugar insuportável de cheio e barulhento, mas enfim, é um lugar de compras e compras sempre são divertidas.
Andamos andamos e andamos, mas deixamos nossas energias pra Carnaby Street que também é do consumo, mas é um pouco mais reservada e tem as lojinhas menores e mais moderninhas.

UMA (ÚLTIMA) QUINTA : (
O vôo dela era a noite, então conseguimos um último suspiro de manhã.
Abbey Road
Estação St John's Wood
Todo mundo quase morre atropelado tentando fazer a foto clássica, mas vale muito a pena (não tem semáforo, é na reza mesmo). É engraçado visitar uma faixa de pedestres, mas é uma emoção a parte pra quem gosta dos Beatles. Tem que ir.
The Button Queen
Estação Bond Street - 76 Marylebone Lane
Ouvi sobre a tal loja de botões durante a semana inteira e não podia deixar de conhecer com ela. A Jubiss tem uma obsessão por botões que, obrigada, passou pra mim. Impossível não amar botões depois de viver a experiência The Button Queen. Primeiro que a loja é a responsável pelos botões reais e pelos botões dos figurinos do Harry Potter. Depois que são absurdamente liiiindos, um mais que o outro. E por último eu me vi no desejo de trocar to-dos os botões das minhas roupas. Gastei alguns pounds e já fiz uma troca! Yayyy! Quero espalhar essa idéia, porque trocar os botões das roupas velhas é tipo dar uma segunda chance pra elas.

Algumas coisas que não fizemos porque não deu tempo, mas que valem muito a pena:
> Assistir uma peça de teatro
> Passear por Spitafields
> Piquenique no Hyde Park
> National Gallery
> Entrar na St Paul's Cathedral (fecha às 16h)

E aqui uma listinha do básico-necessário pra uma semana em Londres:
> Guarda-chuva
> Casaco quente (não importa a época do ano)
> Oyster - o cartão do transporte público. Dá pra comprar em qualquer estação de metrô e vale por uma semana, pra todos os meios de locomoção.
> Adaptador de tomada - aqui as tomadas são de 3 pinos chatinhos. Dá pra comprar em lojas especializadas, mas se não me engano vende no aeroporto.

E aqui fica um agradecimento especial pro Raul, Dani, Dani Marques, Ro e Tuil que se juntaram no tour e deixaram os nossos dias ainda mais divertidos e especiais.

E chega de me despedir dos amigos. É muito triste.

1. Só te digo uma coisa: foi cabuloso e num sei o que mais virado no Jiraya! Muito love! Obrigada Lora querida. ♡