quinta-feira, 14 de julho de 2011

I heart bus

Eu amo os ônibus daqui.
Eu até gosto das cabines vermelhas, mas nada como um ônibus vermelho de dois andares. Melhor ainda quando é exatamente aquele que você está esperando no frio, às 2h da madrugada : )
A Kívia me passou esse amor, na verdade. Sempre achei o metrô muito muito muito mais fácil, mais rápido e mais divertido. 
Mais fácil, porque é realmente muito fácil se achar nele: tem uma estação a cada esquina; você só precisa saber onde é o norte, o sul, o leste e oeste (oversharing: eu anoto na mão algumas vezes) e saber ler as plaquinhas que mostram exatamente qual é o caminho que aquele trem vai fazer. Saber ler e saber esqueda, direita, frente e trás. Tá fácil, vai?
Pra quem tiver curiosidade, aqui está o mapa do metrô de Londres.
É mais rápido, porque realmente é mais rápido. Tá certo que é super comum você estar dentro do trem e a estação que você precisa descer tem suspeita de bomba e fecha. Ou ainda, você passa minutos intermináveis e claustrofóbicos dentro do túnel, porque as vezes congestiona. De qualquer forma, é mais rápido. Fato.
É também mais divertido, porque as coisas que se vê no metrô de Londres são das mais hilárias da vida. Tô tirando foto das pessoas no metrô, então vou dedicar um post inteiro só pra esse assunto. Aguardem : ) mas só para deixar uma idéia do que é, hoje de madrugada (perto das 8h30 da manhã), entrou um cara com o maior black-power da história, com um mega fone de ouvido e cantando alto, muuuuuito alto uma música do Michael Jackson! Ele cantava tão bem que o povo até curtiu e no final bateu palmas.
E, como se não bastasse, fazer baldeação aqui tem um nome MUITO mais glamour, você só precisa change for the Jubille line (ou qualquer outra line).
I love the tube!
Tudo isso pra falar que na verdade I love the red buses!
E vejam que para eu trocar todo meu carinho do metrô por um passeio de ônibus, tem que valer a pena. E pois vale.
O primeiro e mais forte motivo é que andar de ônibus te faz ver a cidade! Sempre que eu pego o ônibus fico com um cardeninho na mão pra anotar algum lugar fofo que vejo da janela e assim voltar uma outra hora. Dá pra ver a cidade de manhã de tarde e de noite e pode ter certeza que são 3 cidades diferentes. Pra quem não espera passar uma vida toda por aqui, só esse motivo já é forte o bastante pra andar de ônibus sem parar.
O segundo motivo, pra mim, é poder sentar no andar de cima. Eu acho incrível! Sentar na janelona da frente, no andar de cima transcende a realidade! É ter a sensação de não perder nada, de ver tudo 360 graus, 3D, alta resolução... eu não perco uma oportunidade! O andar pode estar todo vazio, com uma pessoa só ocupando uma das duas poltronas da frente e eu nem penso duas vezes... vou lá, encostada e chacoalhando no(a) estranho(a). 
Tem também a experiência divertidíssima de pegar um ônibus sem saber pra onde ele tá indo. Eu e a Kivia fizemos isso dia desses e resolvemos ir até o ponto final de um ônibus xis. Chegamos em frente ao estádio do Chelsea, um dos times do futebol londrino. Adoramos o passeio. Depois foi só pegar o mesmo ônibus, sentido oposto, pra chegar em algum lugar conhecido.
Pausa aqui, porque eu realmente acho que essa dica é de ouro! Se depois de turistar adoidado, sobrar um gostinho de quero mais (frase Xou da Xuxa), pegue um ônibus sem saber direito pra onde vai e só se preocupe em ver a cidade! Em ver como ela muda de um bairro pro outro, as pessoas que andam na rua, o comércio local. Esse é sem dúvida um passeio muito bacana e rico (no sentido cultural da palavra) e garanto que o final da linha é muito mais bacana que Vila Carrão ou Sapopemba.
Mas sim, sejamos honestos.
Pegar ônibus aqui não é das tarefas mais fáceis. Eu ainda perco um tempo tentando me achar, mas depois que vai, vai.
Todos os pontos de ônibus tem um mapinha que mostra pra onde aqueles ônibus vão e, ao lado, você ainda ganha um bônus que funciona assim: um mapa da região com todos os outros pontos perto dali EEE os lugares para onde esses ônibus vão. Ou seja, é muito fácil achar pelo menos um ponto que tenha um ônibus para onde você quer ir.
Mas óbvio que não são todos os pontos que têm ônibus que serve, daí o que você faz? Adota um ponto central do coração. O meu ponto central do coração é a Trafalgar Square. Pra lá tem ônibus em todo canto e de lá eu vou pra casa. 
Tem um outro plus a mais no que diz respeito aos ônibus: eles funcionam 24h! Não são todos, é verdade, mas tem várias linhas non-stop. E ainda temos os super night-buses, aqueles que só funcionam na madrugada.
É muita informação inútil num post só, né? Tô aqui pensando o que tudo isso tem a ver!
Enfim, só queria deixar aqui meu sentimento explícito pelos ônibus londrinhos.
Updates da alegria:
> Hoje tive uma aula de moda dentro de uma classe de aula! Wrong. A aula hoje foi no maior shopping center da Europa. A tarefa era tirar foto das coleções atuais inspiradas pelos anos 70. Super!
> Minha semana está muito mais tranquila e eu e Helen estamos nos preparando para sábado, quando ela fará um super show com os The Cheek of Her (a banda dela). Eu serei a merchan-girl e minha responsabilidade é vender o maior número de chaveiros e camisetas que conseguir. A responsabilidade dela é cantar.
> A água daqui deixa o cabelo tão duro, mas tão duro, que estou pensando seriamente em aceitar a dica de uma amiga do metrô e quebrar um ovo na cabeça.
> Desencanei de vez da cabra-cega, acordo 5h da manhã e pronto. A tarefa agora é treinar minha paciência, alegria e vivacidade para que também acordem às 5h da manhã.
> Caí 3 vezes essa semana.
> Comprei um aplique de cabelo e agora tenho o maior rabo-de-cavalo do universo... a questão é que simplesmente não consigo mexer nele de tanta tanta taaaanta aflição que me dá! O vendedor não quis me dizer do que é feito, mas garantiu que não é cabelo de verdade. E aí? Taquei álcool em gel nele.
Obs - se alguém realmente se interessou em ver o mapa do metrô daqui, me avisa, que eu tenho uns jobs pra passar. ; )

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Colaboradores

Seguidores